segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A História do Sítio Trapiá.

         A 42 Quilômetros da cidade de Mossoró e 45 Quilômetros da Cidade de Assu, está localizada uma pequena região denominada,Sitio Trapiá dividida em duas regiões;Primeira é chamada de velha Trapiá onde fica:10 olhos d" água,dois grupos escolares,um  pequeno Açude,duas Igrejas evangélicas,um centro comunitário,e um poço artesiano.Na nova Trapiá fica um assentamento com quarenta família.
           A população do Sítio Trapiá a maioria é formada por descendentes de índios e portugueses dedicados aos misteres de suas profissões.Seu solo é muito útil para o cultivo de algodão,milho,feijão e outros gêneros  alimentícios.
           É sabido que habitava no Trapiá os índios Tapuios ou os índios Moxoróis,porem não tenho conhecimento qual foi o primeiro homem branco que chegou no trapiá,todavia,há uma versão contada por alguns moradores do Trapiá que teria um fazendeiro de nome Francisco Simão em 1877 saído do sitio Simão junto com seu vaqueiro a procura de seu gado.Após caminharem por quatro horas por dentro da mata fechada ,encontraram o gado maiando ás sombras de alguns pés de Trapiás ás margens d´um olho d´"água.Teria o então fazendeiro batizado aquele lugar pelo nome de Sitio Trapiá e olho d´água chamou-o de olho d"água dos gados.Porém esta versão está destorcida,pois,segundo o historiador mossoroense,Francisco Fausto de Souza e o renomado jornalista,Lauro da Escossia,em 1848 habitava no Trapiá dois descendente da família Camboa,sendo eles:Miguel Nogueira de Lucena e Francisco Freire da Rocha que foi intendente municipal  em Mossoró nos anos de 1872-1874-1876,proprietário no Trapiá onde faleceu em 1878.
             Por volta dos anos de 1909,chegaram no Trapiá alguns paraibanos vindo  da cidade de Sapé e outro vindo da cidade de Lajem RN(os Fe lipes) os quais se tornaram grandes criadores de gado e proprietários de terra naquela localidade,dentre eles:João Galdino de Morais,Faustino Lourenço e Neco Felipe de Mendonça que junto com sua esposa,Júlia Nogueira de Lucena construíram  a primeira escola feita de taipa no Sítio Trapiá.
                Até 1980 quando chegava o inverno,nem um meio de transporte coletivo
 trafegava  pelas estradas do Trapiá por causa do forte lamarão.Os trapiaenses faziam suas compras em Mossoró nos lombos dos cavalos e nos lombos dos jumentos.As dificuldades eram muitas por causa das péssimas condições das estradas.No verão,tinha-se as tiragem:de macambira e as tiragem de madeira que era vendida as madereiras   de Mossoró.
                    Os primeiros Professores leigos do Sitio Trapiá foram:
     
                    1-Sebastião de Gois Nogueira.
                    2-Francisco Feire da Rocha.3-Nougueirinha.4-Joaquim Nogueira de Lucena.5-Maria Francisca da Conceição.6-José Felipe de Mendonça.7-Luiz Joaquim Nogueira(Luiz Paulo).
                    Fonte de pesquisa:Alguns documento arquivados na Igreja de Santa Luzia em Mossoró,e os arquivados em Cartórios da Cidade de Assú  Também merecendo preciosas informações de alguns moradores do Sitio Trapiá sem as quais não teria chegado o fim colimado desta postagem.  .
                              

Nenhum comentário: