sexta-feira, 28 de junho de 2013

Irineu de Assis Nogueira-família Camboa.

        Irineu de Assis Nogueira,trineto do Alferes Manuel Nogueira d Lucena,filho de Francisco de Assis Nogueira e de Dona Francisca Bonifácia de Souza,casado com Maria Carlota da Mota,filha de Carlota de Souza Nogueira e de João  Antonio da Mota.Era Irineu benquisto viveu no meio de um grande círculo de amizade que desfrrutava,abolicionista que por muitas vezes saía  pelo comercio de Mossoró angariando fundos para a  alforria de escravos junto com o Major Romão Filgueira,teve nome ligado a uma travessa urbanistica em Mossoró,em cujo setor negociava,nascido em 1846,falecido em 1924.De Irineu e de sua esposa,Maria Carlota da Mota nasceram:F-1Sofia de Assis Ngueira.F-2 Manuel de Assis Nogueira(Néo),falecido solteiro.F3-Iriberto de Assis  nogueira,casado com Gunaria de Góis Nogueira,com vários descendentes.F4-Maria de Assis Apolinário,viúva de Joaquim Apolinário Nolasco,Pais de:Manuel de Assis Apolinário,casado com Maria do Carmo,de quem nasceu filha unica Maria da conceição casada com Francisco Macedo do Couto,pais de Mario Ângelo do Couto;Anecí de Assis  Apolinário,Francisco das Chagas Apolinário casado com Ozelita Soares Apolinário,pais de;Julio,Jerônimo,Eliane,Ana Paula e José  Soares Apolinário.d-Albeci de Assis ,casado com Izabel  Duarte com os filhos:Maria Ivonete,Joaquim apolinário,José Roberto.e-Albericio de Assis casado com Elvira Fereira,com sucessores.F5-Jerônimo de Assis Nogueira coasado,falecido ,sem filhos.F6-Joaquim de  Assis Nogueira,casado,com vários filhos.F7-Perciliana Francisca Nogueira,falecida a 15 de 1905,casado com Galdino Leocardio,com sucessão.F8-Ludugero de Assis Nogueira,falecido solteiro.
         Fonte de pesquisa:Livro da família Camboa e  em alguns documentos arquivados na Catedral de Santa Luzia de Mossoró.   

terça-feira, 25 de junho de 2013

terça-feira, 25 de junho de 2013

APARÊNCIA E REALIDADE



 O que é real? O que é mera aparência? Como podemos saber a diferença?
Essas três perguntas deram origem à filosofia. Antes de Platão e Sócrates, os filósofos pré-socráticos  argumentavam  que a realidade era fundamentalmente  diferente das aparências. Parmênides postulava que a realidade era “una” e imutável, enquanto Heráclito propunha que era “fluida”. Para Pitágoras, a realidade era “música”, para Thales era “água”, e para Demócrito, era composta de “átomos”.
A fama de Platão como pai da filosofia reside em parte em suas organização e integração da multiplicidade de ideias  pré-socráticas com os ensinamentos de seu professor. Como explica Roger Paden, professor de filosofia da ética da George Mason University:
Para os gregos, aquele que conhece apenas as aparências  é basicamente ignorante...O primeiro passo na filosofia, como na vida, está em compreender que as aparências são de certa forma ilusórias – não completamente, mas de um modo geral. O segundo passo, é perceber que existe uma realidade por trás das aparências. O terceiro, conhecer essa realidade. O último se dá pelo entendimento dessas aparências em termos dessa realidade subjacente. Conecte isso  à história da caverna e você verá que, para Platão, a realidade estável por trás das aparências, são as formas, unidas pela forma única do Bem. As aparências são uma sombra  das formas e precisam ser compreendidas em termos de formas.

            (*) Extraído do Livro “Como Descobrir Sua Genialidade”

terça-feira, 11 de junho de 2013

Joana Gomes da Silveira-Família camboa.

   Jana Gomes da Silveira(Joana Gomes Nogueira) ,bisneta do Alferes Manuel Nogueira de Lucena,neta  paterna de Ana de Góis Rocha,filha do tenente José de Góis Nogueira.Casou-se com José Nogueira da Silveira,de quem descendem;1-José Carapina da Silveira;2-Porfiro Aurelio da Silveira que respondeu a  processo acusado de cumplicidade de homicídio de Aureliano de Figueredo a 7 de fevereiro de 1874,na cidade de Mossoró,sendo absolvido,não sei com quem se casou.3-Maria Nogueira da Silveira casou-se com Joaquim José Carlos de Noronha de quem  surgiu "a família Noronha de Mossoró",de quem são filhos:A-Joaquim Dativo de Noronha;B-Francisco Pompeu de Noronha;C-José Carlos de Noronha casado com Rulina de Souza Noronha,com sucessores.;D-Gaudêncio Carlos de Noronha,intendente municipal em Mossoró de 1881-1882-1890-1894,casado com Ana Joaquina de Souza,com filhos:F-Pedro Carlos de Noronha;G-Silvério Carlos de Noronha,casado,constituindo família numerosa de 14 filhos,cinco primeiros nascidos em Mossoró,demais em Natal,onde residiu;H-Augusto Carlos de Noronha que não sei com quem se casou.I-Maria Noronha;J-Horácio Carlos de Noronha,falecido em1952,casado com Maria Amelia de Noronha,com vários sucessores .
       Fonte de pesquisa:Livro:As dez geração da família  Camboa.